Bem vindo a essa aventura de descoberta do mundo. Desejo você uma ótima jornada, cuja expansão dos horizontes, a visão crítica e consciente do mundo é o nosso destino.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Terra se aproxima de maiores temperaturas em 11 mil anos


Um novo estudo conduzido por pesquisadores dos EUA reconstruiu a temperatura média da Terra nos últimos 11,3 mil anos para compará-la aos níveis atuais.

A boa notícia: a Terra hoje está mais fria do que já esteve em sua época mais quente desse período. A má: se os modelos dos climatologistas estiverem certos, atingiremos um novo recorde de calor até o final do século.

O trabalho, publicado na revista "Science", reuniu dados de 73 localidades ao redor do mundo para estimar a temperatura global (e local) no período geológico conhecido como Holoceno, que começou ao final da última era do gelo, há 11 mil anos.

A HISTÓRIA

Os dados confirmam uma velha desconfiança dos cientistas: a de que a Terra passou por um período de aquecimento que começou cerca de 11 mil anos atrás. Em 1,5 mil anos, o planeta esquentou cerca de 0,6ºC e assim se estabilizou, durante cerca de 5.000 anos.

Então, 5,5 mil anos atrás, começou um novo processo de esfriamento --que terminou há 200 anos, com o que ficou conhecido como a "pequena era do gelo". O planeta ficou 0,7ºC mais frio. Entram em cena a industrialização acelerada e o século 20. O planeta volta a se esquentar. No momento, ele ainda não bateu o recorde de temperatura visto no início do Holoceno, mas já está mais quente que em 75% dos últimos 11 mil anos.

Assim, o estudo confirma que a temperatura da Terra está subindo em tempos recentes e mostra que a subida é muito mais rápida do que se pensava.

Para a mudança climática atual se tornar relevante na escala de tempo analisada pelo modelo de reconstrução dos últimos 11 mil anos, ela precisa continuar no próximo século. Segundo os modelos do IPCC (Painel Intergovernamental para Mudança Climática), da ONU, é isso que vai acontecer.

Contudo, ainda há incertezas sobre a magnitude do fenômeno. De toda forma, mesmo pelas estimativas mais otimistas, quando chegarmos a 2100, se nada for feito, provavelmente estaremos vivendo o período mais quente dos últimos 11 mil anos.

 Fonte: Folha de S. Paulo

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


O ovo que afunda e o ovo que flutua! 

O que você precisa (Materiais):
  • 2 ovos crus
  • 2 copos transparentes
  • água
  • 2 colheres de sal

O que fazer (Procedimento):
1. Encha os dois copos com a mesma quantidade de água. Coloque uma quantidade de água suficiente para cobrir bem um ovo. Em um dos copos, adicione 2 colheres de sal e mecha bem até dissolver.
2. Coloque um ovo dentro de cada um dos copos.

O que acontece (Resultado):

O ovo tem uma densidade maior que a água sem sal e afunda. Quando você adicionou sal à água, a densidade da água mudou. A água com sal é mais densa que a água sem sal!


Densidade é uma relação entre massa e volume. Se usarmos o mesmo volume de água nos dois copos e, depois de dissolver bem o sal em um deles o volume não variou, temos mais massa (água + sal) que no copo sem sal (só água). Ou seja, a água com sal tem mais massa que a mesma quantidade de água sem sal e, por isso, é mais densa.

DICA: Se você quiser, pode fazer isso como mágica! Para isso, vai precisar preparar a água com sal primeiro. Como você viu, ela ficou um pouco turva. Coloque a água sem sal no outro copo e com uma colher pequena, coloque leite e mexa. Veja se ficou essa água com pouquinho leite ficou parecida com o do outro copo, com sal. Quando tiver bem parecida, mostre os dois copos para seus amigos e... mágica! em um dos copos, flutua e no outro, afunda!
 
Curiosidade:
 
Mar Morto: A salinidade é dez vezes superior à dos oceanos. Com 30% de sais minerais em suspensão, a água pesa mais que o corpo humano e permite a fácil flutuação.  
Por outro lado o sal em abundância também elimina as espécies animais e vegetais. Os peixes que ali chegam vindos do rio Jordão não sobrevivem por isso o nome Mar Morto.
 
 Gostou da experiência? Testou em casa?
Comente com a gente!!!
 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Hello Kitty no espaço

Lauren Rojas, uma menina de 12 anos da cidade de Antioch, na Califórnia, precisava criar um projeto para a feira de ciências do colégio. Ela viu na TV um comercial no qual um balão era lançado ao espaço e pensou que podia fazer a mesma coisa. Conseguiu realizar um feito ‘histórico’ para uma garota de 12 anos: enviou uma Hello Kitty para o espaço.
 
Mesmo surpresa com a ousadia do projeto, a professora aprovou e Laura recebeu a ajuda do pai. Eles conseguiram apoio de uma empresa chamada High Altitude Science, que cedeu o balão meteorológico e o computador de bordo.
 
 A Hello Kitty encontrou dificuldades no começo da viagem espacial, quando quase foi derrubada pelo ventos fortes da atmosfera (4 quilômetros de altitude), mas isso não a impediu de voar longe: a boneca chegou à estratosfera da Terra, a 28,5 quilômetros de distância.
 
A Hello Kitty retornou à Terra depois de o balão ter estourado (ele expandiu 53 vezes mais o volume original), mas, devido aos dados do computador, foi possível encontrá-la com facilidade no topo de uma árvore, a 75 quilômetros de distância da base de lançamento.
 
Se depender da fama no YouTube, onde seu vídeo já foi visto mais de 200 mil vezes, ela irá representar a escola na competição estadual de projetos científicos.

Confira o vídeo impressionante:
 

 
Queridos alunos espero que o post de hoje tenha inspirado a realizarem projetos que parecem impossíveis!!
 
"O impossível existe até quando alguém duvide dele e prove o contrário"Albert Einstein

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

HUM - A menor cidade do Mundo


Além do nome engraçado, Hum é considerado a menor cidade do mundo de acordo com o “Guinness World Record”. Atualmente, apenas 24 pessoas vivem na cidade que foi construída por trás dos muros de um castelo medieval.


Hum está situada na parte central da península de Istria, no noroeste da Croácia.

Foram preservadas todas as características da arquitetura urbana medieval, tanto quanto a organização da cidade. Como a cidade é cercada por muros, as casas foram construídas nas paredes defensivas devido às várias batalhas ao longo dos séculos. 

 
Os vários “Hum” escritos na parede, foram escritos em alfabeto Glagolítico.



 Esta alfabetização medieval têm suas raízes no 9 século(863 anos), o imperador bizantino enviou St. irmãos Cirilo e Metódio para espalhar o culto entre os eslavos da Morávia. Traduzindo uma carta do latim para a Igreja Velha, Cyril inventou o alfabeto. Clérigos testemunharam sobre a tradição carta, mantendo a fé, língua e costumes de seu povo quando se aproxima de realizações culturais da época desenvolvidos da Europa.
 
  
 
 
 
 
Fontes: - Site oficial da cidade de Hum (língua croata): http://www.hum.hr/
-Fotos e algumas informações/ Blog sobre a Croácia: http://madhumita2.wordpress.com/
 E você já conheceu alguma cidade exótica?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Diário da Terra


Começa agora a viagem em busca de novos conhecimentos sobre a nossa "morada" - Terra - onde somos apenas inquilinos e, sendo assim, temos que aprender a valorizar e cuidar do que é de todos os seres vivos.
Aprendendo a Aprender:


 O que mais lhe chamou atenção no vídeo? Escreva o seu comentário logo abaixo.
 LEMBREM-SE ESTE ESPAÇO É NOSSO!!!