Bem vindo a essa aventura de descoberta do mundo. Desejo você uma ótima jornada, cuja expansão dos horizontes, a visão crítica e consciente do mundo é o nosso destino.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


O ovo que afunda e o ovo que flutua! 

O que você precisa (Materiais):
  • 2 ovos crus
  • 2 copos transparentes
  • água
  • 2 colheres de sal

O que fazer (Procedimento):
1. Encha os dois copos com a mesma quantidade de água. Coloque uma quantidade de água suficiente para cobrir bem um ovo. Em um dos copos, adicione 2 colheres de sal e mecha bem até dissolver.
2. Coloque um ovo dentro de cada um dos copos.

O que acontece (Resultado):

O ovo tem uma densidade maior que a água sem sal e afunda. Quando você adicionou sal à água, a densidade da água mudou. A água com sal é mais densa que a água sem sal!


Densidade é uma relação entre massa e volume. Se usarmos o mesmo volume de água nos dois copos e, depois de dissolver bem o sal em um deles o volume não variou, temos mais massa (água + sal) que no copo sem sal (só água). Ou seja, a água com sal tem mais massa que a mesma quantidade de água sem sal e, por isso, é mais densa.

DICA: Se você quiser, pode fazer isso como mágica! Para isso, vai precisar preparar a água com sal primeiro. Como você viu, ela ficou um pouco turva. Coloque a água sem sal no outro copo e com uma colher pequena, coloque leite e mexa. Veja se ficou essa água com pouquinho leite ficou parecida com o do outro copo, com sal. Quando tiver bem parecida, mostre os dois copos para seus amigos e... mágica! em um dos copos, flutua e no outro, afunda!
 
Curiosidade:
 
Mar Morto: A salinidade é dez vezes superior à dos oceanos. Com 30% de sais minerais em suspensão, a água pesa mais que o corpo humano e permite a fácil flutuação.  
Por outro lado o sal em abundância também elimina as espécies animais e vegetais. Os peixes que ali chegam vindos do rio Jordão não sobrevivem por isso o nome Mar Morto.
 
 Gostou da experiência? Testou em casa?
Comente com a gente!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário